Seguidores

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Biografia - HUBERTO ROHDEN

HUBERTO HODEN

Nasceu em Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa – Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália).

De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor. Publicou mais de 60 obras sobre ciência, filosofia e religião, editadas pela Editora Vozes (Petrópolis), União Cultural (São Paulo), Editora Globo (Porto Alegre), Livraria Freitas Bastos (Rio de Janeiro), Fundação Alvorada e outras editoras. (* Ver relação das obras). Vários livros de Huberto Hoden foram traduzidos em outras línguas, inclusive o Esperanto; alguns existem em Braile, para institutos de cegos.

Hoden não está filiado a nenhuma igreja, seita ou partido político. Fundou e dirige o movimento mundial ALVORADA, com sede em São Paulo.

De 1945 a 1946 teve uma Bolsa de estudos para Pesquisas Cientificas, na Universidade de Princeton, New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lançou os alicerces para o movimento de âmbito mundial da Filosofia Univérsica , tomando por base do pensamento e da vida humana a constituição do próprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemática, Metafísica e Mística.

Em 1946, H. Rohden foi convidado pela American University, de Washington, D.C., para reger as cátedras de Filosofia Universal e de Religiões Comparadas, cargo esse que exerceu durante cinco anos.

Durante a última Guerra Mundial foi convidado pelo Bureau of Inter-American Affairs, de Washington, para fazer parte do corpo de tradutores das noticias de guerra, do inglês para o português. Ainda no American University, de Washington, fundou o Brazilian Center, Centro Cultural Brasileiro, com o fim de manter intercambio cultural entre o Brasil e os EE. UU., sendo então seu presidente honorário o sr. Nereu Ramos.

Na capital dos EE. UU., Rohden freqüentou, durante 3 anos, o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kiriya Yoga por Sawami Premananda, diretor hindu desse ashram.

Pelo fim de sua permanência no EE. UU., Rhoden foi convidado para fazer parte do corpo docente da nova Universidade Internacional International Christian University (ICU), de Metaka, Japão, afim de reger as cátedras de Filosofia Universal e Religiões Comparadas; mas, devido à guerra na Coréia, a Universidade japonesa não foi inaugurada e Rohden regressou ao Brasil. Em São Paulo foi nomeado professor de filosofia na Universidade Mackenzie, cargo do qual não tomou posse.

Em 1952, fundou em São Paulo a Instituição Cultural e Beneficente Alvorada, que mantém cursos permanentes, em S. Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, sobre Filosofia Univérsica do Evangelho, e dirige Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil.

Em 1969, Huberto Rhoden empreendeu viagens de estudo e experiência espiritual pela Palestina, Egito, Índia e Nepal, realizando diversas conferencias com grupos de yoguis na Índia.

Em 1976, Rhoden foi chamado a Portugal para fazer conferencias sobre autoconhecimento e auto-realização. Em Lisboa fundou um setor do Centro de Auto-Realização Alvorada.

Ultimamente, Rhoden residia na capital de S. Paulo, onde permanecia alguns dias da semana, escrevendo e reescrevendo seus livros, nos textos definitivos. Três dias da semana costumava passá-los no ashram, em contacto com a natureza, plantando árvores, flores ou trabalhando no seu apiário modelo.

Quando estava na Capital, Rhoden freqüentava, periodicamente, a editora ALVORADA, responsável pela editoração de seus livros, dando-lhe inspiração e orientação cultural.

Fundamentalmente, toda a obra educacional e filosófica de Rhoden divide-se em quatro grandes segmentos: 1) a sede central da Instituição (Centro de Auto-Realização) em São Paulo, onde são min) o ashram, situado a 70 Km da Capital, onde são dados, periodicamente, os Retiros Espirituais, de 3 dias completos;

3) a editora Alvorada, que difunde, através de livros e cassetes, a Filosofia Univérsica;

4) um grupo de dedicados e fiéis amigos, alunos e discípulos, que trabalham na continuação e consolidação de sua obra educacional.

À zero hora do dia 7 de outubro de 1981, após longa internação em uma clinica naturista de S. Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rhoden partiu deste mundo e do convívio de seus amigos e discípulos. Suas ultimas palavras, em estado consciente, foram: “Eu vim para servir a humanidade”.

Rhoden deixa, para as gerações futuras, um legado cultural e um exemplo de fé e trabalho, somente comparado aos dos grandes homens do nosso século.


Fontes de pesquisa:
http://www.comunidade-espiritual.com/groups/?id=22&link=view_topic&topic_id=9623&group_id=22
http://memoriarohden.blig.ig.com.br/imagens/rohden_jovem.jpg
http://www.cuidardoser.com.br/dicas-literarias/rohden/Foto-Rohden.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário