Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Brasil e Japão assinam acordo de cooperação em biocombustíveis

da Efe, em Tóquio

O Ministério de Assuntos Exteriores japonês anunciou, nesta sexta-feira (15), que chegou a acordos com o Brasil para cooperar na pesquisa de biocombustíveis. Além desse eixo de pesquisa, a colaboração inclui também alimentação e luta contra a aids.

As duas chancelarias decidiram em reunião em Tóquio compartilhar uma estratégia de pesquisa científica e tecnológica junto com os representantes dos ministérios de Ciência e Tecnologia dos dois países, disse um porta-voz oficial japonês.

O Japão vai colaborar com o Brasil na pesquisa biotecnológica e concentrará esforços no âmbito das energias renováveis e temas ambientais, segundo um porta-voz do Ministério de Exteriores.

Os japoneses fornecerão sua tecnologia em quatro áreas: desenvolvimento de bioetanol, pesquisas sobre os ciclos de CO2 no Amazonas, segurança alimentar e luta contra a aids.

Quanto ao biocombustível, o Japão contribuirá com seus conhecimentos e tecnologia para evitar o impacto dos biocombustíveis provenientes de cereais na oferta alimentícia.

Além disso, o país asiático vai colocar à disposição a informação obtida com seus satélites para estudar os ciclos do CO2 na floresta amazônica e seu impacto no solo.

O Japão também vai colaborar com o Brasil para assegurar a segurança alimentar relacionada com as plantações de soja no país.

No mesmo programa, facilitará ajuda médica e de pesquisa para a luta contra a aids, em sua estratégia de cooperação para combater a doença na América Latina.

O plano divulgado hoje pelo Ministério de Exteriores japonês acontecerá durante o atual ano fiscal e o próximo, que termina em março de 2011.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u566419.shtml

Um comentário:

  1. Muito bom o conteúdo do seu blog! To seguindo...
    abração
    http://planetadablogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário