Seguidores

terça-feira, 19 de maio de 2009

Tomando anticoagulante? Não há problema em beber suco de cranberry

Anahad O'Connor
Do 'New York Times'
Já disseram que não se pode misturar anticoagulante e suco de cranberry.

A maioria das pessoas nos EUA sabe que suco de cranberry pode ajudar a reduzir o risco de infecções urinárias, pelo menos em alguns casos. Porém, em 2003, médicos descobriram o que parecia ser um efeito colateral menos benéfico.

Algumas pessoas que tomavam o popular medicamento anticoagulante varfarina reclamavam que tomar grandes quantidades de suco de cranberry parecia aumentar os efeitos da droga, causando sangramento incomum. Logo, outros relatos de complicações relacionadas à amora vieram à tona, e investigadores especularam que os componentes presentes na fruta pudessem desativar uma enzima que normalmente quebra a varfarina. Isso fez com que oficiais de saúde da Grã-Bretanha lançassem alertas.

No entanto, muitos especialistas agora suspeitam que os casos foram apenas coincidência.

Um estudo clínico realizado por pesquisadores da Universidade Tufts, por exemplo, não descobriu evidência alguma de que o suco de amora aumenta os efeitos da varfarina. Outro estudo, realizado em 2007, testou os efeitos da ingestão de 0,19kg de suco de amora por dia em pessoas que tomavam varfarina. Nenhuma evidência foi encontrada.

Jack Ansell, presidente do departamento de medicina do Lenox Hill Hospital, em Nova York, e alguns colegas, descobriram, num estudo duplo-cego e randômico, que pacientes que tomavam varfarina e bebiam até 0,22kg de suco de amora por dia não tinham riscos mais altos de sangramento, em relação aos que receberam um placebo.

"Minha recomendação aos pacientes em tratamento com varfarina é: fiquem à vontade para tomar suco de amora com moderação", disse Ansell.

Assim, parece que o suco de amora, em moderação, é seguro para pessoas em tratamento com anticoagulantes.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário