Seguidores

terça-feira, 26 de maio de 2009

Muita sede se mata com pouca água

Por que é perigoso dar água em grande quantidade a quem tenha ficado um longo período sem beber?


Porque as células do sedento podem ficar encharcadas e inchar, causando edemas em regiões importantes do corpo, como o cérebro. Isso não vai acontecer com alguém que fique a seco apenas algumas horas, mas com quem deixar de beber ou de comer alimentos que contenham líquidos por muitas horas. "Nessa situação, o corpo fica debilitado porque, junto com a água, ele perde também sais minerais", explica o gastroenterologista Thomas Szego, de São Paulo. Esses sais controlam a entrada e a saída de líquido nas células. Sem eles, a porteira fica aberta e o que chega entra. O descontrole leva ao inchaço (veja o infográfico). Por isso as vítimas de terremoto que ficam presas nos escombros e passam muito tempo sem água e comida — o limite que o corpo agüenta é de 36 horas — devem consumir bebidas isotônicas, ou seja, que contenham também sais minerais. E bem devagar.

Para que o corpo funcione bem, deve haver sais minerais nele. Os sais controlam a entrada e a saída de água nas células.



Com o corpo desidratado, os sais são eliminados no suor e na urina.



Quando uma quantidade grande de líquido é ingerida após uma desidratação, ela atravessa a membrana e entra descontroladamente na célula, estofando-a. Se isso ocorrer no cérebro, pode causar lesões sérias ou até matar.

http://super.abril.uol.com.br/superarquivo/2000/janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário