Seguidores

domingo, 31 de maio de 2009

A Natureza Geminiana



:: Graziella Marraccini ::

O Sol está no signo de Gêmeos. Terceiro signo da roda zodiacal, pertence ao elemento AR e tem a qualidade mutável. Seu planeta regente é Mercúrio. Representamos o signo pelo numero II romano, para mostrar a sua natureza dupla e multiplicadora.
A curiosidade dos geminianos é notória e quem conhece um pouco de astrologia logo nota na vivacidade do olhar, nos gestos fáceis e ágeis, na vivacidade da expressão, uma pessoa que pertence a este signo. É verdade que basta ter o planeta Mercúrio em evidência no mapa natal, como possuí-lo no Ascendente ou em bom aspecto com o Sol, para expressar essa natureza geminiana.

O terceiro signo do zodíaco representa a fase da vida em que a criança começa a descobrir o mundo que a rodeia. Ela abre os olhos para algo que a atrai, um objeto, uma cor viva, um som, o sorriso da mãe. Assim, aos poucos, ela desenvolve os cinco sentidos. Aprende a reconhecer o sabor dos alimentos, estende os bracinhos para ser pega no colo, balbucia as primeiras sílabas e começa a dar os primeiros passos para descobrir algo que está muito além de seu bercinho. Por essa razão os pediatras e psicólogos aconselham os pais a oferecerem muitos estímulos ao bebê nos primeiros anos de vida! Um bebê sem estímulo terá poucas oportunidades para desenvolver todo o seu potencial intelectual e criativo. No entanto, o excesso de estímulo, como aquele que acontece atualmente em nossas grandes cidades onde temos acesso fácil à informação através dos meios de comunicação rápidos como a internet, onde existe um excesso de barulho ou de outdoors, pode ser prejudicial ao desenvolvimento equilibrado do cérebro da criança.

Uma criança que fique horas na frente da TV, ou jogando vídeogames não obterá uma motivação adequada e equilibrada e sofrerá prematuramente de estresse físico e mental. No entanto, é também verdade que o geminiano tem a habilidade natural para fazer muitas coisas ao mesmo tempo, para assimilar facilmente conceitos e informações, prestar atenção na TV, na conversa na cozinha, no passarinho que voa lá fora e que ele vê rapidamente pela janela. Essa é a natureza geminiana. Porém, fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode significar não fazer nenhuma até o fim! Pois é, uma das coisas mais difíceis para o geminiano é manter-se focalizado num só assunto e segui-lo até o fim.

Os signos de ar são naturalmente intelectuais, porém o signo de Gêmeos é astrologicamente aquele que tem a natureza do 'vento primaveril', é o mais volátil de todos. Quem conhece um pouco as estações do hemisfério norte sabe a que me refiro. Na primavera, um dia faz calor e um dia faz frio, chove e faz sol no mesmo dia, e o vento (ah, esse vento brincalhão!) está sempre presente a levantar saias e despentear as cabeleiras, fazer voar os chapéus ou os panos estendidos! Aqui no hemisfério sul, este período corresponde ao outono que também é uma estação de mudança, e nos presenteia com dias frios e outros quentes, dias secos e outros úmidos e chuvosos, dias ventosos e instáveis!

Nada é estável neste mês de Gêmeos. A natureza geminiana não é estável. Eu costumo compará-la a uma bandeira esvoaçante ou a uma biruta de aeroporto, aquela que indica a direção do vento. Nos barcos à vela, coloca-se um pequeno fio colorido amarrado ao mastro para ajudar o marinheiro a reconhecer a direção do vento e, desta feita, armar a vela na boa direção e seguir o rumo. A energia deste mês pode ser benéfica ou maléfica, você escolhe como usá-la e conseguir seguir o seu rumo na direção certa. Se você souber canalizá-la poderá conseguir neste mês muito mais do que em todos os outros meses do ano! Poderá fazer contatos, adiantar projetos, tocar mais de um assunto ao mesmo tempo, tudo com extrema facilidade. No entanto, você também pode desperdiçar as energias, dispersando-as, como sementes ao vento ou até perdendo o rumo. Deste modo, não saberá se elas irão dar frutos. Você pode tocar várias coisas ao mesmo tempo, ler vários livros, iniciar vários projetos e... não terminar nenhum! Você estará desperdiçando suas energias e não usará corretamente a Luz que o Cosmos lhe fornece gratuitamente.

Lembremos que na mitologia greco-romana, Mercúrio era o mensageiro dos deuses. O mensageiro leva e traz informações. Faz comércio, compra e vende coisas, faz trocas. Mas como faremos tudo isso se não terminamos aquilo que começamos? Como podemos fazer nosso papel corretamente se deixamos inacabados nossos projetos? Eu costumo pensar que o desperdício é um pecado, pois priva os outros de algo que nós estamos jogando fora. Por essa razão, procuro sempre compartilhar, passar adiante um pouco daquilo que aprendo, assim como passo adiante aquilo que eu não uso mais. Se Deus me deu um dom não devo desperdiçá-lo. A natureza volátil de Gêmeos me parece, usando uma metáfora, como uma borboleta que vai de flor em flor, sugando o açúcar e ao mesmo tempo transportando o pólen fertilizador. Talvez ela não esteja consciente desse seu papel polinizador, mas Deus a dotou desse dom e ela o cumpre, instintivamente. Nós, seres dotados de razão (às vezes eu chego a duvidar!) podemos fazer nosso papel voluntariamente e de forma consciente.

Enquanto o Sol permanecer no signo de Gêmeos devemos procurar dentro de nós uma habilidade, um dom, um conhecimento e compartilhá-lo com outra pessoa. Eu mesma sou uma pessoa 'multi-tarefas' e preciso fazer um enorme esforço para terminar aquilo que inicio. Leio muitos livros ao mesmo tempo, ouço todas as notícias, estou sempre informada sobre tudo o que acontece, me comunico facilmente e aprendo tudo com a mesma facilidade. Com sabedoria (e com o amadurecimento próprio da idade), procuro fazer um esforço para ser mais organizada, terminar minhas tarefas, canalizar minhas ações num foco determinado. E procuro ler, estudar, me instruir sempre e continuamente e, sobretudo, procuro de modo constante utilizar meu conhecimento não somente em meu próprio benefício, mas no dos outros. Humildemente, agradeço a Deus por esse 'bom Mercúrio' que Ele me deu e procuro transmitir meu aprendizado como um simples e humilde veículo de Luz. E agradeço a vocês, caros leitores, que com seus e-mails, com seus relatos de vida, me oferecem a ocasião de compartilhar e enriquecer ainda mais meu conhecimento todos os dias.

O conselho da semana nos é fornecido pelas três letras que compõem o nome de DANIEL, o gênio cabalístico de nº 50. O salmo de oração é o de nº 102. Vamos pedir que Ele nos ajude a descobrir nossos dons, manter o foco em nossas ações e, principalmente, que nos ajude a despertar a paciência e a perseverança para terminar nossas tarefas alcançando nossas metas.

Uma semana cheia de Luz para todos!


fonte: http://somostodosum.ig.com.br

Um comentário:

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário