Seguidores

domingo, 24 de maio de 2009

Os mistérios da mecânica quântica

Ivan de Oliveira explica por que até Einstein ficou com a pulga atrás da orelha com essa área da física



A enigmática área da ciência que investiga as propriedades contra-intuitivas de átomos e partículas subatômicas é o tema da décima primeira edição de nosso podcast. Os mistérios da física quântica são discutidos em linguagem acessível pelo físico Ivan Oliveira, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Ivan Oliveira é pesquisador do Grupo de Informação Quântica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Oliveira explica como, no mundo do extremamente pequeno, as partículas podem apresentar dois estados ao mesmo tempo – como se uma moeda exibisse cara e coroa simultaneamente, para fazer uma analogia com o universo macroscópico.

As propriedades quânticas das partículas são tão misteriosas que chegaram a abalar as convicções de Albert Einstein (1879-1955), maior físico do século 20, na validade dessa teoria. Oliveira conta que, em especial, um fenômeno conhecido como emaranhamento intrigava o alemão, que o classificava como uma “propriedade fantasmagórica” das partículas.

Fenômenos como este, embora ainda não sejam plenamente compreendidos pelos físicos, deram origem a uma série de aplicações tecnológicas que já estão presentes em nossas vidas, em equipamentos como computadores e telefones celulares.

Ivan de Oliveira mostra também como a exploração dos fenômenos quânticos pode levar, num futuro próximo, ao advento da computação quântica, em que os computadores terão uma velocidade de processamento imensamente maior do que a das máquinas atuais.

Confira isso e mais na entrevista de Ivan de Oliveira a Mariana Ferraz. Para ouvi-la, basta seguir as instruções do quadro abaixo.


A Redação
Ciência Hoje On-line
09/07/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário