A enigmática área da ciência que investiga as propriedades contra-intuitivas de átomos e partículas subatômicas é o tema da décima primeira edição de nosso podcast. Os mistérios da física quântica são discutidos em linguagem acessível pelo físico Ivan Oliveira, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Oliveira explica como, no mundo do extremamente pequeno, as partículas podem apresentar dois estados ao mesmo tempo – como se uma moeda exibisse cara e coroa simultaneamente, para fazer uma analogia com o universo macroscópico.
As propriedades quânticas das partículas são tão misteriosas que chegaram a abalar as convicções de Albert Einstein (1879-1955), maior físico do século 20, na validade dessa teoria. Oliveira conta que, em especial, um fenômeno conhecido como emaranhamento intrigava o alemão, que o classificava como uma “propriedade fantasmagórica” das partículas.
Fenômenos como este, embora ainda não sejam plenamente compreendidos pelos físicos, deram origem a uma série de aplicações tecnológicas que já estão presentes em nossas vidas, em equipamentos como computadores e telefones celulares.
Ivan de Oliveira mostra também como a exploração dos fenômenos quânticos pode levar, num futuro próximo, ao advento da computação quântica, em que os computadores terão uma velocidade de processamento imensamente maior do que a das máquinas atuais.
Confira isso e mais na entrevista de Ivan de Oliveira a Mariana Ferraz. Para ouvi-la, basta seguir as instruções do quadro abaixo.
A Redação
Ciência Hoje On-line
09/07/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário