Seguidores

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SAÚDE - A tiróide ou tireóide?

A tiróide (português europeu) ou tireóide (português brasileiro) (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo.Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traquéia) e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4.

A glândula tiróide está exposta a duas enfermidades fundamentais:

O hipotiroidismo
O hipotiroidismo é um estado doentio causado pela produção insuficiente de hormônio tiróide. Há várias causas distintas para o hipotiroidismo, sendo que a mais comum é a tireoidite de Hashimoto. Outra causa comum é o hipotiroidismo resultante de terapia radioiodine para hipertiroidismo. A deficiência de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo.

Sintomas do hipotiroidismo

Adultos: fala lenta e roca, memória prejudicada, reflexos lentos, pele seca, sensibilidade aumentada ao frio e calor, obesidade e ganho de peso, depressão (especialmente em idosos), anemia, metabolismo lento, constipação, fadiga, falta de fôlego, necessidade de sono aumentada, perda de desejo sexual, dor em articulações e músculos, palidez, irritabilidade, ciclos menstruais anormais, infertilidade ou dificuldade de engravidar, colesterol elevado.

Crianças:
Idade muito nova: problemas para comer, constipação, ronco, sono em excesso.
Fase em que começa a andar: abdome protuberante, pele seca, dentes demorando a nascer.
Depois de começar a andar: falta de crescimento normal, estatura anormalmente pequena para a idade, inteligência abaixo do normal para a idade.

Tratamento de hipotiroidismo

Substituição dos hormônios tiróides ao tomar comprimidos de tiroxina (T4), geralmente na forma de levotiroxina. Há controvérsia sobre a utilidade de administrar triiodotironina (T3), já que o fígado converte T4 em T3. Deficiência na dieta de certos minerais e iodo podem ocasionar hipotiroidismo, então a suplementação desses pode ser um tratamento eficiente.

Hipertiroidismo

O hipertiroidismo é a síndrome clínica causada pelo excesso de tiroxina (T4) ou triiodotironina (T3), ou ambos. A principais causas são: doença de Graves, adenoma tóxico, bócio multinodular tóxico e tireoidite subaguda.

Sinais e sintomas do hipertiroidismo

Os principais sintomas do hipertiroidismo são : perda de peso, fadiga, fraqueza, hiperatividade, irritabilidade, apatia, depressão e transpiração. Adicionalmente, os pacientes podem apresentar uma variedade de sintomas como palpitações, arritmias, dispnéia, infertilidade, perda dd libido, náusea, vômito e diarréia. Em pessoas mais velhas esses sintomas clássicos podem não estar presentes, apenas a fadiga e perda de peso.

Manifestações neurológicas incluem tremor, miopatia e paralisia periódica. Infarto de origem cardioembólica é umas das complicações mais sérias do hipertiroidismo.

Tratamento de hipertiroidismo

As opções para tratamento do hipertiroidismo são:
* Cirurgia para remover a tiróide ou parte dela.
* Terapia radioiodine
* Medicamentos para impedir a produção dos hormônios tireóides.

Doenças

Hipertiroidismo (tireotoxicose) - níveis excessivos de hormônio tiroidiano.
Doença de Graves - tireotoxicose autoimune
Hipotiroidismo - níveis insuficientes de hormônio tiroidiano.
Cretinismo - hipotiroidismo na criança.
Mixedema - hipotiroidismo no adulto.
Tiroidite de Hashimoto - hipotiroidismo autoimune.
Bócio - massa no pescoço devido a tiróide hipertrofiada por insuficiência de iodo na dieta.
Tumores da tiróide - neoplasias e cancros da Tiróide.
A tireóide pode ser acometida de enfermidades correlacionadas com o meio ambiente. O consumo excessivo de fluoretos, a deficiência de iodo, vitaminas e desnutrição, contribuem para o aparecimento do Hipotiroidismo. Se você tem, ou suspeita ter, essa enfermidade comum, evite os fatores de risco e converse com seu médico sobre o tratamento.


FONTES
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiroide
http://www.copacabanarunners.net/tiroide.html
http://asnovidades.com.br/tiroide-ou-tireoide/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário