Seguidores

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Use papel Alumínio para economizar dinheiro e a natureza

Faça você mesmo: dicas para usar o papel alumínio com criatividade

Sustentabilidade é um termo que está cada vez mais presente em nossas vidas. Ações sustentáveis visam suprir as necessidades de uma população preservando o meio ambiente e a biodiversidade. Uma forma simples de preservar o meio ambiente é evitar a utilização de materiais descartáveis, que são jogados no lixo após serem utilizados uma única vez. Por exemplo, um copo plástico leva em média 50 anos para se decompor. Imagine agora quantos copos você não utiliza por dia para beber água e café.

O papel alumínio é um material barato e que pode ser utilizado na conservação de muitos objetos, como pinceis e latas de tinta. Além disso, você poderá solucionar problemas simples como colar ladrilhos que soltam do piso ou polir objetos cromados.

Veja como usar o papel alumínio com criatividade para economizar a natureza e o seu dinheiro:

• Faça um funil com papel alumínio - Não consegue encontrar um funil? Pegue uma folha dupla de papel-alumínio resistente e enrole, formando um cone. Esse funil improvisado tem uma vantagem sobre o funil de plástico: você pode dobrar o papel-alumínio para alcançar orifícios difíceis, como o do abastecimento de óleo do motor do cortador de grama.

• Recole o ladrilho do piso de vinil – Reposicione o ladrilho no piso, ponha sobre ele um pedaço de papel-alumínio e passe o ferro de passar quente sobre o ladrilho, até sentir que a cola embaixo está derretendo. Ponha uma pilha de livros ou tijolos sobre ele para fixar enquanto a cola seca. Essa técnica também é útil para uniformizar protuberâncias e endireitar o acabamento dos pisos de placas de vinil.

• Crie uma paleta de tinta usada por artistas - Corte um pedaço de papel-alumínio resistente, franza as bordas para cima e você terá uma paleta para misturar tintas. Se quiser algo um pouco mais sofisticado, corte um pedaço de papelão no formato de uma paleta, faça o buraco para o polegar e cubra com papel-alumínio. Ou, se você já tiver uma paleta de madeira, cubra-a com papel-alumínio antes de cada uso e depois simplesmente retire o papel alumínio em vez de limpar a paleta.

• Mantenha suas tintas frescas - Quando você abre uma lata de tinta já usada, normalmente encontra uma película ressecada na superfície. Isso não apenas é chato de remover, como os pedaços ressecados podem cair na tinta e prejudicar sua pintura. É possível evitar que a tinta resseque lançando mão de um duplo ataque ao fechar uma lata de tinta já utilizada: primeiro, ponha um pedaço de papel-alumínio sob a lata e faça um risco em volta dela. Recorte o círculo e ponha esse disco de papel alumínio na superfície da tinta. Depois, respire fundo, sopre na lata e coloque rapidamente a tampa. O dióxido de carbono que você soprou na lata substitui o oxigênio e ajuda a impedir que a tinta resseque.

• Forre a bandeja de tinta com papel alumínio - Limpar a bandeja de tinta é horrível, por isso que muitas pessoas compram bandejas plásticas descartáveis. Porém, forrar uma bandeja metálica com papel-alumínio funciona do mesmo jeito. Você economizará dinheiro e evitará desperdícios, ajudando assim a preservar o meio-ambiente

• Faça um refletor para iluminar suas fotografias - Fotógrafos profissionais usam refletores para direcionar o foco de luz para áreas escuras do objeto e para uniformizar a iluminação geral. Para fazer um refletor, cubra um pedaço de papelão com cola de borracha e forre com papel-alumínio, com o lado brilhante para cima. Você pode construir um único refletor, do tamanho que desejar, mas é melhor fazer 3 painéis com papel alumínio e uni-los com fita isolante para que fiquem em pé sozinhos e dobrem de forma a facilitar o transporte e a armazenagem.

• Dê polimento ao cromo - Para deixar brilhantes utensílios domésticos, carrinhos de bebê, cabos dos tacos de golfe e pára-choques de carros antigos, amasse um pouco de papel-alumínio com o lado brilhante para fora e esfregue com força. Se esfregar com bastante força, o papel alumínio chega até a remover a ferrugem. Aviso: a maioria dos “cromados” de carros novos é na verdade plástico, ou seja, não os esfregue com papel alumínio.

• Proteja as maçanetas durante a reforma e pintura da casa - Quando for pintar portas, o papel alumínio é ótimo para envolver as maçanetas, evitando que fiquem sujas de tinta. Sobreponha o papel na porta quando embrulhar a maçaneta e depois passe um estilete em volta da base da maçaneta para aparar o papel. Assim você pode pintar até a borda da maçaneta. Além de embrulhar as maçanetas das portas que você vai pintar, embrulhe todas as maçanetas que estão no caminho até o local onde você vai limpar as mãos e os pincéis.

• Mantenha o pincel úmido e você não precisará limpá-lo- Vai continuar a pintar amanhã? Não se preocupe em limpar o pincel – é só retirar o excesso de tinta e embrulhá-lo bem apertado em papel-alumínio (ou filme plástico). Use um elástico para prender bem o papel-alumínio no cabo do pincel. Para guardá-lo molhado por mais tempo, ponha o pincel embrulhado no freezer, como um picolé sabor alumínio. No entanto, não se esqueça de descongelar o pincel cerca de uma hora antes de usá-lo.


Extraído do livro Economize Fácil.
http://www.selecoes.com.br/selecoesevoce/casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário