Seguidores

terça-feira, 23 de junho de 2009

Maioria das pessoas com artrite sofre também de problemas psiquiátricos, revela estudo

Maioria das pessoas com artrite sofre também de problemas psiquiátricos, revela estudo

23 de junho de 2009 (Bibliomed). A maioria dos pacientes com artrite reumatoide – doença inflamatória das articulações – também sofre de transtornos psiquiátricos, principalmente de natureza depressiva, segundo estudo apresentado este mês no Congresso Anual da Liga Europeia contra o Reumatismo.

Em estudo com 75 pacientes com artrite reumatoide, os pesquisadores descobriram que 63% deles também tinham problemas psiquiátricos, sendo que 87% desses eram problemas depressivos. Além disso, 52% dos participantes relataram terem passado por eventos estressantes antes do início da artrite.

Os resultados indicaram também outros fatores interessantes sobre o peso emocional da artrite: foi diagnosticada disfunção cognitiva em 23% dos pacientes; um terço sofria de distúrbios de sono; e aqueles com depressão tinham artrite mais severa, maior insuficiência funcional e dor.

"Distúrbios psiquiátricos são uma comorbidade muito comum em pessoas com artrite reumatoide, e eles tendem a ser relacionados ao estresse e associados com a atividade da doença e dor crônica", destacou a pesquisadora Tatiana Lisitsyna, do Instituto de Reumatologia RAMS, na Rússia. "Avaliar e tratar a saúde mental daqueles com artrite reumatoide deve ser uma característica regular da prática em reumatologia, para melhorar a qualidade de vida e reduzir o potencialmente estressante fardo psicológico da AR", completou.

Fonte: European League Against Rheumatism. Press release. 12 de junho de 2009.



http://boasaude.uol.com.br/news/index.cfm?news_id=8164

Um comentário:

  1. amigo se estiver aberto a parceria da uma olhadinha no blogger http://newtechsound.blogspot.com ate mais

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário