Seguidores

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Por dentro do arraial

Por dentro do arraial
Descubra a origem e curiosidades sobre a festa junina



Quadrilha, estalinho, fogueira, casamento na roça... O que isso lembra? Festa junina! Mas você sabe como surgiu essa festividade e por que ela ocorre em junho?
A origem da festa junina, acredite!, está ligada a celebrações feitas por povos antigos, como os persas e os egípcios. Em 21 de junho, eles festejavam o solstício de verão: o dia mais longo do ano no hemisfério norte. Acendiam fogueiras para livrar as plantações dos maus espíritos e atrair fertilidade para as colheitas. Um costume que, no século 4, foi adaptado pela Igreja Católica à sua tradição. Surgia, assim, a festa Joanina, em homenagem a São João Batista, que nasceu em 24 de junho. “No Brasil, os festejos juninos tiveram início no período colonial, pois foram os portugueses que trouxeram essa celebração para o país”, conta Patrícia Raffaini, da Universidade de São Paulo. A festa passou a se chamar junina e, hoje, é parte da cultura popular.

No Brasil e no mundo

As características da festa de São João estão muito ligadas à roça e à figura do caipira, pois desde o início esse festejo esteve relacionado à natureza, ao cultivo e às colheitas. No entanto, em muitas regiões do Norte e Nordeste, as festividades juninas têm ganhado uma dimensão que vai além da simples celebração popular. “Em algumas cidades, a comemoração ganha ares de carnaval carioca. Isso quer dizer que, hoje em dia, é algo organizado pelas prefeituras, com premiações para os melhores grupos, o que acaba modificando a própria festa”, conta Patrícia Raffaini.

Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, a festa junina tem o nome de “O maior São João do mundo”. Já em Fortaleza, no Ceará, há um encontro de quadrilhas, em que as equipes apresentam roupas e coreografias incrementadas para concorrer a prêmios em dinheiro.

Mas se você acha que festas juninas só existem no Brasil, saiba que elas também são comuns na Europa. A Suécia, por exemplo, é o país europeu que mais comemora o São João. Assim como no nosso país, a festa tem como tema a tradição rural. Há músicas e comidas típicas, feitas com batatas e morangos. Quem diria, não é?
Olha o caminho da roça!

A quadrilha surgiu por volta dos séculos 13 e 14, na Inglaterra. Essa dança foi adotada pelos franceses e passou a fazer parte dos bailes nobres. No Brasil, a quadrilha chegou em 1808, com a corte de D. João VI.


Júlia Faria
Ciência Hoje das Crianças
23/06/2009

fonte:http://cienciahoje.uol.com.br/147854

Um comentário:

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário