Seguidores

sábado, 4 de julho de 2009

Respiração ajuda a acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente




da Folha Online

A ioga é uma importante aliada no combate ao estresse. Com exercícios de respiração e meditações, por exemplo, é possível reduzir os danos causados à saúde pela rotina das grandes cidades, melhorar a qualidade de vida e aumentar a sensação de bem-estar diariamente.

No livro "1001 Pérolas de Sabedoria da Ioga", da "Série 1001", a escritora e professora de ioga Liz Lark reúne ensinamentos importantes sobre esta técnica e mostra como começar a praticá-la. Saiba mais sobre o livro.

No título, a autora ensina como lidar com o estresse e usar a respiração para relaxar.

"Para acalmar o sistema nervoso e tranquilizar a mente estressada, sente-se confortavelmente com as mãos em jnana mudra: as pontas dos polegares e dos indicadores se tocam. Depois pratique a respiração alternada", indica Lark.

Conheça outras formas para acabar com o estresse e ter uma vida mais saudável.

*

LIDAR COM O ESTRESSE

A resposta é a ioga

"Ioga é serenidade." Bhagavad Gita (400-300 A.C.), índia.

Um espaço sagrado Crie seu próprio espaço pessoal para a meditação e a prática dos ássanas. Faça dele um lugar onde você possa se "desligar". De preferência perto de uma janela, para refletir sobre a natureza.

Faça um altar Coloque uma vela, flores ou uma imagem inspiradora sobre uma mesa baixa em seu espaço sagrado.

Símbolo de meditação Escolha um símbolo espiritual para meditar. Uma borboleta, por exemplo, indica a capacidade da alma de transcender dificuldades, ou a luz de uma vela pode representar a energia positiva.

O corvo da monção Swami Satyananda Saraswati enfatiza a importância dos símbolos de meditação através da história de um corvo que dormia em uma árvore durante uma tempestade de monção. Durante a noite, a árvore é arrancada do chão e levada pelo rio até o mar. Ao acordar sobre um galho que flutuava, o corvo não vê terra. Ele voa para os quatro pontos cadeais, e não encontra terra. O corvo percebe que precisa descansar e voltar para seu galho. Recuperado, ele sai à procura de terra novamente, mas desta vez volta para o galho entre os vôos. Aquele se torna seu lugar de descanso e ponto de referência até encontrar terra. Na meditação - e no estresse - um símbolo proporciona um refúgio semelhante de referência enquanto você explora a mente.

Mantra tranqüilo Quando se sentir esgotado, sente-se com a coluna reta e entoe o bija mantra SOM (pronuncia-se "soum") para acalmar o sistema nervoso.

Calmante iogue "Hoje, mais do que em qualquer outro momento da história da humanidade, as pessoas do Ocidente estão enfrentando estresses e tensões que estão além do seu controle. [] A ioga, mais antiga ciência da vida, pode ensiná-lo a controlar o estresse - não apenas no nível físico, mas também mental e espiritualmente." Swami Vishnu Devananda (1927-93), Índia.

Conheça seu sistema nervoso Quando você está calmo, seu sistema nervoso parassimpático está sob controle, e os sistemas do corpo, como respiração, digestão e eliminação, trabalham tranqüilamente. Sob estresse, seu sistema nervoso parassimpático assume o comando e a resposta "lute ou fuja" se impõe, levando a sintomas como respiração curta e coração acelerado.

Estenda a esteira A prática dos ássanas nos momentos de estresse estimula o sistema nervoso parassimpático a anular a resposta "lute ou fuja" e restaura a tranqüilidade.

Equilibre o estresse Um pouco de estresse pode fortalecer o sistema imunológico, desde que compensado por um período de descanso adequado - auto-reflexão e, de preferência, meditação. Quando estiver estressado, faça meditação diária para manter o equilíbrio.

Ioga inestimável É nos momentos de maior estresse que você mais precisa da ioga. No entanto, é neles que fica mais difícil começar a prática. Saiba que não é o único a ter essa dificuldade, por isso obrigue-se a uma sessão de 10 minutos.

Deixe a ioga ajudar "A ioga é a destruidora da dor." Bhagavad Gita (400-300 A.C.), Índia.

Mudra Ganesha O deus elefante hindu Ganesha tem o poder de dispersar obstáculos materiais e espirituais. Muitos iogues apelam para ele para resolver problemas. Ao pedir ajuda, coloque as costas da mão esquerda na frente do coração com os dedos encurvados. Coloque a mão direita na frente da esquerda, com a palma virada para o coração, encaixando os dedos encurvados na mão esquerda. Expirando, puxe as mãos, tentando separá-las e criando tensão no peito e nos braços. Inspire e libere a tensão. Repita 6 vezes. Depois coloque as mãos no peito para sentir a nova força interior. Troque as mãos e repita.

Reconheça os ciclos de estresse Os iogues acreditam que tudo na natureza - incluindo nós - se move em ciclos. Quando seu corpo está estressado, não lute contra isso, pois leva a mais estresse. Evite ássanas extenuantes e faça mais meditação.

Exercício de tensão-relaxamento Se estiver tenso, deite-se de costas em um lugar calmo por 5 minutos. Inspirando, flexione os pés, aperte as coxas e tensione as nádegas. Solte enquanto expira. Depois inspire e tensione braços e mãos, erguendo os ombros na direção das orelhas. Solte enquanto expira. Por fim, tensione todo o corpo, incluindo o rosto, e segure a respiração. Expire como se estivesse esvaziando um balão antes de se virar e ficar em pé lentamente. Depois tome um copo de água.

Guarde no interior Ao sentar-se ou deitar-se para relaxar depois do exercício de tensão-relaxamento, feche os olhos e conduza a mente para uma lembrança especial - como uma viagem de férias. Mergulhe nas sensações reconfortantes que esses pensamentos evocam e guarde essa energia.

Espelho da mente Para Patañjali, a repiração irregular é o principal responsável pela desarmonia psicológica.

Respiração lenta, profunda A boa respiração é fundamental para a boa saúde. Por isso, nos momentos de estresse, faça a respiração longa e regular. Isso o trará para o presente, livre do estresse passado ou futuro.

Reequilibrar a respiração Para acalmar o sistema nervoso e tranqüilizar a mente estressada, sente-se confortavelmente com as mãos em jnana mudra: as pontas dos polegares e dos indicadores se tocam. Depois pratique a respiração alternada.
Respire 12 vezes (6 em cada lado).

Diminua o ritmo Vá devagar em períodos estressantes: mergulhe na leitura de um livro quando estiver indo para o trabalho.

VIVA LENTAMENTE "Todos os problemas da humanidade são causados por uma única coisa, que é a incapacidade de sentar-se calmamente em uma sala." Blaise Pascal (1623-62), França.

Aprenda com a tartaruga Na fábula de Esopo "A Lebre e a tartaruga", a lebre sai
na frente, mas sua mente está dispersa e, como um trabalhador estressado, esquece
o que precisa fazer. A tartaruga, calma e metodicamente, segue pelo caminho, chegando ao destino antes da lebre - e com energia para continuar! A tartaruga simboliza o valor do olhar para dentro e da diminuição do ritmo em momentos estressantes.

UM MODO DE VIVER "A ioga é o supremo segredo da vida." Bhagavad Gita (400-300 A.C.), Índia.

Valorize a introspecção Para sobreviver a um dia estressante, é importante criar um tempo para que você mergulhe em si próprio com pratyahara, ou abstração dos sentidos - o quinto dos oito estágios da ioga. Estimule isso praticando flexões à frente como a postura da pinça. Você se sentirá mais relaxado.

"1001 Pérolas de Sabedoria da Ioga"
Autor: Liz Lark
Editora: Publifolha
_____________
omundodeaaz@mundodeaaz.com
http://twitter.com/omundodeaaz

Um comentário:

  1. Olá!

    A respiração além de nos mantermos vivos serve também para vivermos melhor se assim respirármos bem nos momentos certo, na hora dos aflitos, das angústias, das raivas e de outros tipos de sentimentos que podem nos levar à prática de atos impesáveis ou até mesmo passarmos por pergido de morte.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário