Seguidores

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Falta de árvores aquece o solo e mata micróbios, que pode acabar com a fertilidade do solo

Falta de árvores aquece o solo e mata micróbios, aponta pesquisador Cientistas do AC estudam efeitos nocivos da luz solar direta sobre o chão. Extinção de pequenos seres pode acabar com a fertilidade do solo.

Iberê Thenório
Do Globo Amazônia, em São Paulo


Quando uma floresta é derrubada, não são apenas as plantas e animais que desaparecem. Com o fim da sombra, pequenos seres vivos – como fungos, bactérias e minhocas – também deixam de viver ali. Isso pode comprometer a qualidade do solo, impedindo que uma nova floresta cresça ou mesmo o terreno seja utilizado para a agricultura.

Para medir efeitos da luz solar direta sobre o solo, pesquisadores instalaram termômetros sob a terra em diversas profundidades. (Foto: Gleison Miranda/Secom-AC)

No Acre, uma pesquisa começa a ser feita para medir como a falta de árvores na Amazônia pode aquecer o solo e alterar suas características. Em Rio Branco, o geólogo Roberto Matias, da Funtac (Fundação de Tecnologia do Estado do Acre) enterrou seis sensores. A metade deles está no solo exposto, a profundidades diferentes e outra metade debaixo de uma árvore.

Em três meses de pesquisa, Matias já conseguiu observar uma diferença de até 13 graus entre os dois locais de medição. “No dia 7 de agosto, às 13 horas daqui, chegamos a ter uma temperatura máxima de 39,75 graus centígrados no solo exposto, enquanto debaixo da árvore tivemos temperatura de 26,14 graus”, relata. A medição ocorreu na superfície, a dois centímetros de profundidade.

Para os próximos meses, quando a seca for maior no Acre, as temperaturas podem ser mais altas. “Acredito que em setembro e outubro tenhamos uma diferença maior. Ainda há umidade no solo, e sem umidade a temperatura vai aumentar.”


Segundo o pesquisador, uma temperatura perto dos 40 graus na superfície pode prejudicar muito a qualidade da terra. “Você não dá condições de os microorganismos se regenerarem. Essas populações entram em extinção, e não há como recuperar esse solo. Aí temos áreas de deserto.” A rápida evaporação da água e o calor irradiado para a atmosfera também são efeitos negativos causados pelo aquecimento do chão, afirma o geólogo.

A solução para evitar tudo isso, segundo o pesquisador, é recuperar áreas degradadas. No meio de 2010, quando a temperatura de um ano inteiro for medida, a Funtac pretende definir medidas para que a desertificação – que já começa a ocorrer em várias regiões da Amazônia – não atinja as terras do Acre.



fonte:http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1265666-16052,00-FALTA+DE+ARVORES+AQUECE+O+SOLO+E+MATA+MICROBIOS+APONTA+PESQUISADOR.html

4 comentários:

  1. Deusa, ficou show de bola a sua rubrica.
    Te enviei uma mensagem-resposta ao Dihitt, ref posts resumidos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Deusa, você aplicou um hack publicado no My Blog Tech, que sofreu uma alteração e por isso, parou de funcionar. Veja a solução do problema, na atualização do post, neste link:

    http://meu-blogue3.blogspot.com/2009/08/contador-de-visualizacoes-de-cada-post.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. É de da maneira que vamos, acabaremos por nos matar também.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. SAUDAÇÕES!
    Que Post Fantástico!
    Esta notícia deveria ser veículada em todos os meios de comunicação, afinal, trata-se, de uma relevante descoberta. Penso, em especial, quando tomada com moderação!
    Parabéns pelo excelente texto!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário