Seguidores

sábado, 29 de agosto de 2009

Nada é por acaso


Nada é por acaso
por Maria Silvia Orlovas - morlovas@terra.com.br

É bem comum nos irritarmos quando as coisas dão errado, principalmente quando colocamos muita expectativa. Parece que basta sonhar com um evento, fantasiar as coisas boas que poderão acontecer para dar alguma coisa errada e termos que lidar de novo com a frustração.

Queremos controlar a vida, ter respostas rápidas para os fatos que nos cercam, numa necessidade constante de mantermos a segurança. Às vezes essa é uma tendência tão forte nas pessoas que basta um imprevisto para tirar alguém do sério. Mas será que deveríamos nos deixar ser assim tão irritáveis?
Por que temer ou se contrariar tanto com as coisas erradas? Com as surpresas?

Um dos aprendizados fundamentais no caminho da ascensão espiritual que também significa elevação é não se deixar levar pelas emoções. É aprender lidar com contrariedades e tentar sempre que possível se colocar na posição do outro. E tenho certeza que agir assim poupa muitos desgastes e, para tanto, não é necessário ser um santo, basta apenas respirar fundo e deixar o impulso momentâneo de revolta passar.

Semanas atrás, atendi uma moça que perdeu o emprego e junto com ele sua auto-estima, a situação estava ficando tão séria e tão cercada de sofrimento que antes que ela caísse numa depressão, o marido que já conhecia o meu trabalho marcou um horário para a esposa que chegou até a mim meio descrente de uma possível ajuda. Executiva, trabalhando na área de informática, formada em direito, estava acostuma a situações práticas e falar em vidas passadas não lhe pareceu nada prático. Afinal, o que ajudaria saber de suas vidas anteriores para arrumar um emprego na área corporativa?

Mas mesmo pensando assim, ela atendeu o pedido do companheiro. Educada, porém distante, ela chegou ao meu encontro para descobrir que o perfeccionismo a acompanha há várias existências e que seu desejo de colocar ordem em tudo tem ocasionado muitos desgostos.
A vida passada que apareceu mostrou uma pessoa controladora mas muito raivosa que foi desprezada por um namorado que a abandonou grávida, deixando que ela vivesse a situação sozinha, sem apoio. Com muita raiva de tudo o que lhe aconteceu ela se vingou do moço, o que de nada adiantou pois a dor continuou dentro dela. Nesta vida tendo se voltado totalmente para o trabalho não quis ter filhos e agora por volta dos 40 anos e desempregada se sentia totalmente sem rumo, sem função, e sem controle da própria vida. Ainda que fosse uma pessoa racional e soubesse que poderá arrumar um outro emprego sentia um medo e um desespero desproporcional. Sentia que podia até estar entrando numa síndrome do pânico, o que de fato pode acontecer com pessoas com esse perfil quando se sentem sem rumo.

Expliquei para Sonia que nada acontece por acaso, que muitas vezes a vida, Deus, o destino, ou o nome que você quiser usar para se referir à sintonia divina da vida de cada um, oferece um atropelo, uma perda justamente para que repensemos nossos caminhos, nossas atitudes. E, afinal, porque querer dominar tudo? Os mestres ensinam que é maravilhoso quando podemos ser conduzidos por alguém... Assim, apreciamos a paisagem e aprendemos a receber as coisas boas.

Ficar o tempo todo controlando, construindo respostas positivas para nossas ações pode ser um exercício exaustivo. E a vida pode ser infinitamente mais leve se soubermos aproveitar o fluxo. Quando é hora de trabalhar, ok, vamos lá. Quando é hora de conviver com as pessoas, ok, vamos desenvolver a paciência, a troca, aprender a se colocar no lugar do outro, rir das situações. Por que não?

E quando algo muito importante der errado, depois do susto, da raiva, ou da tristeza, vamos em frente pois com certeza logo mais compreenderemos o porquê de algo assim acontecer conosco.

Confira os ensinamentos e meditações curativas que Maria Silvia ensina participando de um dos seus grupos.
Venha participar do seu Grupo de Meditação Dinâmica que acontece todas as quartas-feiras no seu espaço em São Paulo. Venha ouvir pessoalmente as canalizações.


Texto revisado por: Cris


por Maria Silvia Orlovas - morlovas@terra.com.br
Fonte:http://somostodosum.ig.com.br/clube/c.asp?id=19397

2 comentários:

  1. Aquele que não deixa nada ao acaso raramente fará coisas de modo errado, mas fará pouquíssimas coisas.Em tudo quanto se empreende, há que atribuir dois terços à razão e o outro terço ao acaso.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Paz seja contigo Deusana!!
    Muitas pessoas se esquecem que dentro delas existe uma alma e um espirito, e não cuida dessa area em sua vida, primeiro sempre estão em busca de uma estabilidade ou de um conforto externo,se esquece que DEUS existe, e quando sugem os atropeços ou as frustrações, o interior é o maior prejudicado, por não ter intimidade com com e com sigo mesmos, se perdem no caminho rumo ao crecimento espiritual, por sempre estarem agregados e apoiados em areias, não tem alicerse espiritual para compreenderem os percalços da vida, que quando surgem vem como ventos destruindo sua fraca construção, amiga parabéns que DEUS continue a te usar ajudando esses queridos irmãos na caminhada, paz e um otimo fim de semana !!!

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário