Seguidores

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Porque não Temos o que Desejamos?

O que estamos acostumado a chamar de D-us, para o cabalista, significa uma superconsciência emanadora, cuja natureza é o absoluto desejo de doar, compartilhar e influenciar. Nada que se faça altera sua natureza. Sua emanação se expande ao infinito e preenche absolutamente tudo, sem limites. A emanação é a Luz do Mundo Infinito, que pode ser traduzida como plenitude, ou seja, tudo o que precisamos para nossa existência. No instante inicial da Criação a Luz do Mundo Infinito iniciou um movimento contínuo de expansão irrigando toda a existência. Portanto, tudo o que precisamos e desejamos em nossas vidas já foi emanado, e está à nossa disposição. Mas porque não temos tudo o que desejamos? Antes mesmo da formação do mundo físico a consciência humana já existia, este momento anterior é conhecido como Gan Eden (Jardim do Edem), uma dimensão espiritual onde nossa consciência experimentava a plenitude absoluta, mas isso teve seu efeito colateral: a falta de propósito. O sentido da existência foi tomado pelo ócio, uma inércia em oposição à natureza da Luz, o movimento permanente. Então ocorreu o ocultamento dessa Luz, não que deixasse de existir, mas deixamos de percebê-la em abundância, por assumirmos uma natureza distinta. A consciência se fragmenta ao perceber a dualidade, presença e ausência da Luz, e neste estado ilusório surge o medo que reforça o sentimento de ausência. O medo é responsável pela ansiedade e todas suas consequências, e cada vez mais nos distancia da percepção da plenitude. A humanidade passou a viver num constante conflito para ajustar seu desejo com a existência. Enquanto o medo persistir, o conflito não será dissolvido, e a consciência permanecerá num estado de escravidão e cegueira. As meditações desta semana nos ajuda a despertar a visão espiritual, ou seja a percepção da Luz em todos os momentos, e remover o estado de aprisionamento de nossa consciência. Meditações da Semana:

HE-YO-YO (vocalize ao soltar o ar por 22 repetições) - Profecia


NU-NU-AH (vocalize ao soltar o ar por 22 repetições) - Remover a mente escrava


Comentário da parashah de Kiy Tetzê O combate, que o texto se refere, é o único combate real que existe em toda a existência, é uma guerra de natureza espiritual. Essa guerra se estabelece em nossa consciência, pois não existe evolução sem combate, sem desestabilizar nosso acomodamento, sem desconstruir nossa relação habitual com a realidade.

fonte de pesquisa:Academia da Cabala

2 comentários:

  1. Gostei muito texto e concordo com tudo que está escrito. Realmente o medo nos distancia da plenitude.

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem, o que você escreve, como sempre, dá infinita margem a pensamentos e reflexões.

    Parabéns.

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário