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sábado, 17 de outubro de 2009

Reclamações: 4 regras básicas para reclamar um direito, e conseguir que ele seja cumprido

Não desanime diante das dificuldades e consiga que seus direitos de cidadão sejam respeitados

Muito se fala sobre direitos do consumidor, mas na hora de exigi-los, há sempre algumas barreiras. Seja um superior arrogante, a gerência de uma loja que não respeita esses direitos ou simplesmente pessoas do nosso convívio que, por falta de informação ou coragem, nos desincentivam na busca por nossos direitos. A seguir, quatro regras simples para você seguir quando tiver algum problema para resolver:


01 - Conheça os seus direitos




Busque ter uma idéia clara dos seus direitos básicos em todas as áreas do dia-a-dia – do seu direito a reivindicar uma indenização por perdas e danos aos seus direitos como inquilino de um apartamento; ou, por exemplo, do seu direito de deixar o trabalho por causa de uma emergência médica familiar ao direito de reclamar de um produto defeituoso. Munido desse conhecimento, você estará confiante para exigir seus direitos.

Seja razoável ao cobrar seus direitos

Os direitos nem sempre são tão óbvios. O termo razoável é muito usado na lei para descrever eventos típicos em determinada circunstância, que não seja excessiva ou extrema. Isso muitas vezes pode ajudar quando você depara com uma situação insatisfatória e se pergunta se o que aconteceu é razoável sob tais circunstâncias. Se a resposta for “não”, você provavelmente está no seu direito de exigir que o problema seja corrigido, ou de cobrar uma indenização por algum dano que lhe tenha sido causado.


02 - Mantenha a calma para manter a credibilidade

Sua própria atitude também deve ser razoável. Quando algo dá errado, é compreensível que você fique impaciente, aborrecido ou irritado, mas é mais provável que tenha êxito se mantiver a calma e for educado. Não fique furioso e jamais assuma uma postura de confronto, agindo de maneira rude ou agressiva. Se você se empenhar em explicar clara e racionalmente o problema, mais pessoas estarão dispostas a tentar corrigir a situação.


03 - Seja claro sobre seus objetivos

Para fazer uma reclamação com sucesso, é importante deixar claro desde o princípio o que você deseja obter. Cada problema pode ser resolvido de diferentes formas: por exemplo, se lhe foi vendida uma máquina de lavar defeituosa, e a assistência técnica autorizada diz que não é possível concertá-la, ou que não vale a pena fazê-lo porque seria mais caro do que comprar uma máquina nova, então você tem de decidir se quer a substituição do produto, o abatimento do preço ou a devolução da quantia paga por ele.
Se o problema é um serviço que não foi executado de maneira satisfatória, você está pronto a dar a oportunidade ao profissional de refazê-lo ou prefere confiá-lo a outro profissional e pedir uma indenização?
Se você sabe o que quer desde o começo, terá mais chances de alcançar o seu objetivo.


04 - Persista no que deseja


Se você não conseguiu logo o que queria, precisa ser persistente:


Peça para falar com o supervisor ou o chefe, caso não esteja fazendo progresso.
Registre todas as conversas, se foram por telefone ou pessoalmente, incluindo a data, a hora, o nome e o cargo da pessoa com quem você falou, e sempre exija o número de registro do atendimento, principalmente se for por telefone.
• Não se deixe intimidar por afirmações criadas para dissuadi-lo, como “não aceitamos devolução” ou “essa não é a política da companhia”.

Essas afirmações geralmente são irrelevantes diante dos seus direitos (e possivelmente são até mesmo ilegais).












Extraído do livro: Use as leis a seu favor








http://www.selecoes.com.br/selecoesevoce/conhecimento/1801/Reclamacoes-4-regras-basicas-para-reclamar-um-direito-e-conseguir-que-ele-seja-cumprido.html

2 comentários:

  1. Deusa,
    Pra mim, o requisito principal é cumprir seus deveres em primeiro lugar. Sem termos razão, se tivermos o rabo preso em alguma área, não adianta nada reinvindicarmos. Mesmo que ninguém saiba disso, no fundo, não teremos moral pra reclamarmos.

    Bjs!!

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  2. Conforme afirmou o Ebrael se cumprirmos os nossos deveres estaremos com vantagens na cobrança, e tendo ciência de nossos direitos fica ainda melhor de se revindicar,e suas dicas são excelentes complementos para o bom fluir.
    Abraços frote

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"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

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