Seguidores

domingo, 13 de dezembro de 2009

Origem do Cartão de Natal



Andréa Zílio

O costume de escrever dedicatórias para expressar sentimentos, se consolidou entre os povos, com a utilização do pergaminho, a seda, placas de madeira e de cobre gravados, o barro cozido, entre outros.

Antes do cartão de natal, historicamente Antes de Cristo (A.C), surgiram as mensagens de felicitações. Mas o hábito veio dos romanos, que enviavam congratulações pelo Ano Novo, gravadas em tabletes de argila e, com a cristianização do Império Romano, esse costume permaneceu.

Todavia, o primeiro cartão de “Boas Festas” de que se tem notícia teria surgido em Londres no ano de 1834, na mesma época dos contos natalinos de Charles Dickens.


Segundo sites de notícias sobre a origem dos cartões, foi a falta de tempo de Henry Coyle, o diretor do British Museum de Londres, que originou a criação dos cartões natalícios. Sem possibilidade de escrever a mão a todos os seus familiares e amigos, Henry Coyle solicitou ao artista plástico John Callicot Housley que lhe elaborasse um cartão que servisse para enviar boas-festas a todos os seus entes queridos.

O pintor pegou num pedaço de cartolina quadrada e dividiu-a em três partes: ao centro desenhou uma família reunida a mesa, comemorando alegremente. No verso figuravam meninos pobres recebendo comida e roupas.




http://www.pagina20.com.br/12122004/c_0212122004.htm

2 comentários:

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário