Seguidores

domingo, 23 de maio de 2010

Mantra - O Som do Poder

Mantra - O Som do Poder

por ESPAÇO VIA SOL - viasol@espacoviasol.com.br

Os mantras são sons sagrados e dotados de grande força energética, que nos ajudam a entrar em estado de meditação e a realizar os nossos objetivos. Eles são em idioma sânscrito, a língua sagrada dos Hindus. Nos permitem atingir um estado de superconsciência e viver bem as nossas vidas, desfrutando de saúde, tranqüilidade e equilíbrio.

Para que funcionem bem, convém praticá-los com regularidade, diariamente, ou pelo menos em dias alternados. Segundo os Hindus, um mantra deve ser repetido 8 ou 108 vezes. Eu na verdade, sugiro que os recite tantas quantas vezes julgar conveniente.

Quanto melhor a pronúncia, melhor será a eficácia de cada um deles. Portanto, para recitá-los corretamente, pronuncie:
O SH, como o CH da palavra CHÁ,
O R como na palavra CARA,
O J como o DJ do nome DJANIRA,
O TZ como o ZZ de PIZZA e
o H como RR da palavra CARRO.

Eles são algumas vezes muito curtos, um breve verso comportando algumas sílabas e com sentido bem claro. Mas eles também podem consistir, numa extensa combinação de sílabas, aparentemente desprovidas de sentido. Os "sons - semente", formados de uma única sílaba e que terminam quase sempre por uma nasal, como o M ou N, constituem mantras ainda mais complexos e enigmáticos. Dentro desta categoria, o mantra mais conhecido é OM (AUM), palavra que se diz, contém a chave do universo.
OM corresponde às três principais divindades - Brahma, Vishnu e Shiva.

Quando for entoá-los, acenda um incenso de sua preferência e sente-se com a coluna ereta, mantendo as pernas separadas, com as mãos pousadas sobre as pernas, palmas para baixo, e os olhos cerrados suavemente. Inspire profundamente pelo nariz e, ao expirar, entoe o MANTRA escolhido.

Não precisamos ser adeptos do budismo ou de qualquer outro segmento religioso, para podermos entoar os mantras a seguir:

NAM MYOHO RENGUE KYO

A Lei Última que rege todos os fenômenos no Universo. O fator mais importante do budismo de Nitiren Daishonin. Expressa a verdadeira entidade da vida que permite às pessoas manifestarem diretamente a condição iluminada.
A invocação de Nam-myoho-rengue-kyo foi estabelecida por Nitiren Daishonin em 28 de abril de 1253, no templo Seitioji, na província de Awa, Japão.
Nam significa “devotar-se”, “vincular-se”, “reconhecer” o essencial. Myoho, literalmente, significa “Lei Mística”. Myo traduz-se por “substância da verdade eterna”, difícil de compreender ou além da compreensão, portanto, místico. Ho traduz-se literalmente como “lei”. A junção de Myo e Ho resulta resumidamente em “Lei Mística”, que pode ser chamada também de lei da razão ou verdade oculta. Em outras palavras, a junção Nam-Myoho significa reconhecer o essencial, vincular e devotar a vida a essa verdade essencial.
A palavra Rengue traduz-se por Lótus, daí a origem do título “Sutra de Lótus”. O lótus inclui-se no contexto com o significado de “simultaneidade de causa e efeito” por ser uma planta que produz flor e semente ao mesmo tempo e floresce em lugares sujos como os pântanos. Em sentido figurado, significa “existir” em meio à realidade, ou ainda, desprender-se da ilusão e enxergar a realidade essencial. Complementando-se o sentido de Nam-myoho-rengue, temos “reconhecer e devotar-se à Lei Essencial de Causa e Efeito Simultâneos”.
A palavra Kyo significa (sutra, a voz ou ensino de um Buda) “fenômeno vital universal” ou “continuidade sem fim em constante transformação”. Se assim juntarmos os significados, temos ao final: “reconheço e devoto minha vida à lei essencial da simultaneidade de causa e efeito em meio à eternidade da vida”.

Os ensinamentos budistas têm, genericamente, esse sentido prático expresso nessa tradução simplista de Nam-myoho-rengue-kyo, embora na variedade de interpretações também sejam citados outros pontos como sendo essenciais.

É praticamente impossível descrever em poucas palavras esse poderoso mantra. Dessa forma, procurei acima, apenas destacar alguns de seus pontos básicos.

NAM MYOHO RENGUE KYO, representa a expressão da verdade máxima da vida, ou a realidade essencial da vida.

Mas, se você se dispuser a coloca-lo em prática no seu dia a dia, o sentirá em sua total plenitude. Pegue pelo menos cinco minutos de cada um de seus dias e o recite em voz ao meio tom. Faça isso e irá sentir a energia pulsando em seu cardíaco. Recite-o por uma semana e veja o resultado em você.


OM MANI PADME HUM

Essa frase, em sânscrito significa “Da lama nasce a Flor do Lótus”.

Apesar de termos um corpo físico que limita nossos poderes, uma mente muitas vezes confusa e emoções desencontradas, trazemos uma essência divina dentro do coração. E, tal qual a Flor do Lótus, nascida no lodo, desabrocha branca e resplandecente, também nós podemos nos tornar puros de alma e coração.
Ajuda a alcançar a iluminação. Deve ser recitado a vida inteira, pois ajuda o espírito a encontrar o caminho certo depois da morte...

"A MENTE É COMO UM PÁRA-QUEDAS: SÓ TRABALHA BEM QUANDO ESTÁ ABERTA..."

Assim SOMOS TODOS UM!

Abraços

Solange
Espaço Via Sol

LUZ e PAZ 


Fonte de origem:

http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=00750

7 comentários:

  1. Oii amigo

    Mito legal, sempre curti os mantras principalmente para meditação, pois quilibram os chacras e faz com que a gente relaxe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Amiga Mecúrio, adorei ler esse texto sobre os mantras. Não vou dizer que pratico, mas posso dizer que gosto muito de ouvir os sons do mantra, e acho que nos dão muita paz. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sempre quando vejo "NAM MYOHO RENGUE KYO", lembro do filme Tina, baseado na vida da cantora Tina Turney... Segundo o filme, após descobrir o budismo e proferir diariamente esse mantra, ela teve forças para retomar a sua vida e reencontrar o caminho da paz. Gostei bastante!
    Grande abraço,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Maria!!!
    Eu pratico os mantras a pouco tempo.
    Faz maravilha mente e espirito

    Um grande Abraços
    Deusana

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Roniel,
    Você só escutando já relaxa o corpo e a mente.
    Eu gosto escutar os mantras pela manhã e pratico também

    ResponderExcluir
  6. Minha querida quanta coisa linda no seu Blog! adorei! que mantra incrivel!
    NAM MYOHO RENGUE KYO é bastante usado por alguns Budistas, ja ouvi bastante!
    Vou segui-la!
    bjinhus

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigada minha amiga AmoJoia!!!
    Abraços Deusa

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário