
Repúblicas de Ouro Preto terão de restaurar casarões históricos.
Do UOL Notícias
Em São Paulo
As repúblicas estudantis de Ouro Preto (MG) serão obrigadas a reconstruir os imóveis que ocupam segundo projetos que respeitem as características históricas originais dos casarões. De acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), as intervenções e reformas feitas pelos estudantes que moram nos locais modificaram características arquitetônicas e causaram danos ao patrimônio cultural do município.
A maior parte das moradias estudantis de Ouro Preto estão em imóveis públicos cedidos pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Segundo o portal regional "Uai", por meio de contrato, os alunos se comprometem a manter as casas em perfeito estado de conservação. No entanto, a universidade fazia vista grossa às intervenções arquitetônicas.
Sete repúblicas assinaram Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal, o escritório regional do Iphan e a prefeitura da cidade para fazer a restauração dos casarões. A Ufop se comprometeu a arcar com os custos das obras e arcar com os danos. Caso alguma das repúblicas descumprir o acordo, a universidade também terá de arcar com os danos, informou o "Uai".
Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/18/ult5772u4382.jhtm
http://www.abpef.org.br/html/imagens/ouro_preto/
Acho legal e justo pois preservar o patrimônio histórico é dever de todos. Estive em Ouro Preto recentemente e adorei. As repúblicas fazem parte da cultura estudantil da cidade. Muito legal!
ResponderExcluir