Seguidores

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Repúblicas de Ouro Preto terão de restaurar casarões históricos


Repúblicas de Ouro Preto terão de restaurar casarões históricos.

Do UOL Notícias
Em São Paulo


As repúblicas estudantis de Ouro Preto (MG) serão obrigadas a reconstruir os imóveis que ocupam segundo projetos que respeitem as características históricas originais dos casarões. De acordo com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), as intervenções e reformas feitas pelos estudantes que moram nos locais modificaram características arquitetônicas e causaram danos ao patrimônio cultural do município.

A maior parte das moradias estudantis de Ouro Preto estão em imóveis públicos cedidos pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Segundo o portal regional "Uai", por meio de contrato, os alunos se comprometem a manter as casas em perfeito estado de conservação. No entanto, a universidade fazia vista grossa às intervenções arquitetônicas.

Sete repúblicas assinaram Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Federal, o escritório regional do Iphan e a prefeitura da cidade para fazer a restauração dos casarões. A Ufop se comprometeu a arcar com os custos das obras e arcar com os danos. Caso alguma das repúblicas descumprir o acordo, a universidade também terá de arcar com os danos, informou o "Uai".

Fonte: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/18/ult5772u4382.jhtm
http://www.abpef.org.br/html/imagens/ouro_preto/

Um comentário:

  1. Acho legal e justo pois preservar o patrimônio histórico é dever de todos. Estive em Ouro Preto recentemente e adorei. As repúblicas fazem parte da cultura estudantil da cidade. Muito legal!

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário