Seguidores

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Babilônia - mistérios da cidade antiga


O mestre Antenor Nascentes dá duas opções para a origem do nome. A primeira do assírio BAB-ILU, que quer dizer porta de Deus; a segunda, de origem, hebraica, que quer dizer confusão.
Palavra semelhante em grego BABAI que quer dizer valha-me Deus. Significados bem no espírito das histórias das origens da cidade e do nome Babilônia.

A cerca de 160 quilômetros a sudoeste de Bagdá, às margens do Eufrates encontram-se as ruínas da Babilônia.
Segundo historiadores do ano de 2105 a.C. Amorreu Sumuabum fundou ali a cidade e iniciou uma dinastia.

Anos depois Hamurabi estendeu os seus domínios reunindo vastas regiões, desde a Assíria até o Golfo Pérsico, criando u dos mais importantes impérios daquele tempo.

Com Hamurabi, a cidade de Babilônia viveu momentos históricos, ele criou um sistemas de leis e práticas jurídicas que ficaram famosos até os dias atuais.

Com a queda dos amoritas, a cidade entrou em decadência, enquanto que o centro político da Mesopotâmia passou para a cidade de Nínive.
Muito tempo depois, no ano de 612 a.C., Nabopodonasar submeteu os assírios e, a partir daí, o explendor da Babilônia retorna, tornando-se, a antiga cidade, o centro mundial, de maior importância e riqueza.
Nesse período a cidade viveu momentos de grandes progressos, estendendo os seus domínios até Jerusalém. Mas ta,bém foi palco de grandes desastres, como a invasão pelas hostes persas de Ciro, seguida de sua destruição por Xerxes.

Outro importante momento histórico foi quando Alexandre Magno a restaurou, transformando-a na capital do império da Ásia.
Segundo se informa, as muralhas da Babilônia eram tão imensas, que sobre elas, poderiam passar duas caroças simultaneamente.
Além da famosa Torre de Babel dos primórdios, muitos anos após, ali foram erguidos por Nabucodonosor, os famosos jardins suspensos da Babilônia - uma das sete maravilhas do mundo antigo - segundo as lendas para o gáudio da formosa Imperatriz Semírames.


Fonte: http://www1.uol.com.br/bemzen/ultnot/esoterismo/ult48u84.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário