Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Envenenamento – Crime Ambiental


Os envenenamentos lideram o “ranking” de mortes abruptas e os animais de pequeno porte são mais vulneráveis a esse tipo perigos

Envenenamentos são ocorrências comuns nas clínicas veterinárias. Os gatos sofrem mais com envenenamentos, propositais ou não. No entanto, as clínicas recebem mais casos de cães envenenados.

A veterinária Renata Sardito, da clínica CPNA – Centro de Planejamento de Natalidade Animal, em São Paulo, explica: “Os gatos são mais atingidos por toda forma de violência e não é diferente no caso dos venenos. Mas, apesar disso, os cães vêm em maior quantidade à clínica para atendimento emergencial, porque os gatos costumam passear sozinhos, acabam ingerindo veneno fora de casa e morrendo sem socorro. Enquanto que os cães, normalmente, são envenenados no próprio quintal de casa ou nos passeios com o proprietário, facilitando a descoberta do envenenamento.”

Mortes por envenenamento lideram o “ranking” de mortes abruptas, seguidos por mortes por atropelamento. Os envenenamentos mais comuns acontecem com rodenticidas anticoagulantes, os mata-ratos e com estricnina.

“Através dos sintomas é possível ter uma ideia do veneno usado. Por exemplo: com rodenticidas anticoagulantes, o animal tem hemorragia, as mucosas ficam pálidas, ocorre letargia e depressão. Com a estricnina ocorrem convulsões, rigidez muscular, taquicardia, hipertermia, apneia e vômito”, diz Renata.

No Brasil, uma portaria de 1980 proíbe produtos contendo estricnina, que figura na lista da Anvisa de substâncias proscritas no país. No entanto, há locais que comercializam o veneno ilegalmente.
Nos envenenamentos por inseticidas, os sintomas são salivação, lacrimação, diarreia, vômito, constrição das pupilas, contrações musculares, respiração asmática, convulsões e coma.

Outras substâncias que os proprietários podem considerar inofensivas também são culpadas por intoxicações de pequenos animais: remédios de uso humano; aspirina, mertiolate e água boricada, por exemplo. Sprays e inseticidas, desinfetantes, ceras e outros produtos de limpeza usados em casa podem também intoxicar o animal. Além disso, muitos proprietários ainda medicam seus animais com produtos de uso humano.

A veterinária relata um caso marcante que atendeu, em que o animal foi envenenado com chumbo e outro rodenticida anticoagulante, conforme verificou através da necropsia. “A pessoa que o envenenou provavelmente não sabia que ‘chumbinho’ é o nome popular de um tipo de veneno; e não o chumbinho usado como munição”, diz ela.

O chumbinho ou veneno 1080 é um dos venenos mais conhecidos pelo público, à base de estricnina. Muito utilizado no combate aos ratos, o monofluoracetato de sódio é considerado o mais perigoso do mundo porque não tem cor, cheiro ou sabor; é altamente solúvel em água e facilmente absorvido pela pele. Não há nenhum antídoto conhecido e uma colher de chá do veneno pode matar até 100 pessoas adultas.

A morte provocada pelo 1080 é difícil de determinar já que os sintomas se parecem com aqueles de um ataque cardíaco. Os sintomas aparecem cerca de 30 minutos após a exposição ao produto e a morte pode acontecer entre duas e sete horas. Vale ressaltar que o chumbinho pode ter várias composições, além das citadas acima, de acordo com a região do país em que é encontrado.

O chumbinho não mata apenas o animal envenenado, mas também os outros que estiverem dentro da sua cadeia alimentar. No Brasil, são registradas cerca de 200 mortes de crianças causadas pelo chumbinho por ano.

Envenenamentos provocados por mais de um tipo de veneno são uma prática comum, o que dificulta o socorro rápido. “Às vezes, os ‘agressores’ misturam dois ou mais venenos diferentes em uma mesma isca. O animal começa a ter vários sintomas, dificultando a identificação dos venenos. Neste caso eu costumo usar todos os antídotos juntos”, reforça a veterinária.

O envenenamento de animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena prevista é detenção de três meses a um ano e multa.

Agradecimentos a Renata Sanita Ardito, médica veterinária do CPNA (Centro de Planejamento de Natalidade Animal) especializada em esterilização.





FONTE:http://www.pequenoscaes.com.br/envenenamento.php

7 comentários:

  1. Se o homem não se "mancar" e urgentemente e modificar os seus costumes errados, sebe qual será o resultado, não é?
    A paz

    ResponderExcluir
  2. SAUDAÇÕES!
    DEUSA,
    Seu texto é simplesmente, inteligente,educativo e acima de tudo conscientizador!
    Os homens precisam se educar e respeitar todas as formas de vida manifestada!
    Parabéns pelo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto o homem não prestar atenção no que está fazendo, complicará mais e mais a sua vida a cada dia. abraços Marco

    ResponderExcluir
  5. Moro em Petrolina-Pe, um morador de minha rua colocou em cima de muros, iscas de carne com chumbinho, matando gatos do quarteirão e seis gatos meus. Os gatos que comeram a isca, morreram em poucos minutos. Dois deles, conseguimos salvar pois tomamos as iscas de suas bocas, mesmo assim passaram mal por todo o dia. Essa pessoa egoísta e mesquinha pensa que mundo é feito somente para ela e por não gostar de animais, acha que tem o direito de tirar as vidas dos mesmos. Esse ato terrorista de crueldade também afetou-nos, pois criamos os gatinhos com amor e carinho.

    ResponderExcluir
  6. Também acredito que o caminho é educar as pessoas para evitarem que comentam qualquer tipo de violência ou agressão aos animais que não são culpados pelos problemas que envolvem seus donos e vizinhos. Todavia, é preciso que os donos de animais saibam respeitar a opinião e espaço alheio, evitando que seus animais circulem por lugares comuns(em prédios) e nas casas dos vizinhos(em casas), afinal, nem todo mundo gosta de animais domésticos e deve ter suas preferencias respeitadas tanto quanto quem possui animais.
    Direitos iguais a todos. Limite o passeio de seus animais a seu espaço particular ou leve seu cão/gato na guia para passear e depois que estiver em casa evite deixá-lo sair, assim, evita que coma iscas envenenadas ou encomode os vizinhos.

    ResponderExcluir
  7. ANTÍDOTO CONTRA E N V E N E N A M E N T O

    SEI QUE FUNCIONA , USEM SEM MEDO
    Dr. Marcel Benedeti, deu esta dica de como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais.
    "Quando houver a suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol. (uma colher de sopa), que em contato com o estômago vira água morna salgada e faz o animal vomitar e depois dar ATROVERAN (1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas), que o melhor antídoto para venenos como 1080 e chumbinho.
    Mantenha sempre o Atroveram por perto e transmita as pessoas que você conhece. Isso pode salvar vidas.
    Acrescento que o carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (de humanos também),porque é absorvente. Já existe na farmácia em comprimidos! AJUDAR É SER CIDADÃO! Repasse para seus amigos - recebi essas dicas de uma Protetora de Animais que dedica parte de sua vida PARA LUTAR PELAS VIDINHAS A QUE POUCOS DÃO VALOR MAS QUE FOI DEUS QUEM CRIOU!

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário