Seguidores

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O que são os triglicérides?


Entenda o que são os triglicérides

Ter um estilo de vida saudável é a primeira regra para manter em equilíbrio esse vilão que, em conjunto com o colesterol, pode trazer sérios danos ao organismo.

O que é triglicéride?


É um tipo de gordura produzido pelo organismo e, também, pelos alimentos que consumimos, cujo nível elevado pode causar problemas cardiovasculares. A sua análise leva em conta a taxa de colesterol. Se a fração HDL, considerado o colesterol protetor, se mostra baixa e o triglicéride elevado, o risco coronariano é grande. Se o valor do triglicéride está alto e o HDL também, o risco é menor.


Há semelhança entre ele e o colesterol?

Os dois armazenam gordura no organismo que, em excesso, começa a ser depositada principalmente na região do abdômen. É por isso que a circunferência abdominal passou a ser determinante na análise de risco cardiovascular.


Qual é o índice normal?


Perto de 150. Acima disso se recomenda evitar o consumo de massas, açúcar e álcool, bem como perder peso.


Excesso de peso pode provocar um aumento no nível?


Há prevalência de triglicéride elevado em pessoas com sobrepeso. Mas isso não é regra, pois existem “gordinhos” cujo índice se mantém normal.


Quando esta gordura está normal, o risco de problemas cardíacos persiste?


Sim. Os distúrbios coronarianos são causados por vários fatores e dependem também da quantidade de estresse, da carga genética, do nível de açúcar no sangue, da pressão arterial, etc.


Existe risco para doenças do coração em pessoas com taxa dentro do padrão?


Os médicos nunca avaliam o índice de triglicéride sozinho. É preciso ficar atento a um grupo de fatores e identificar a faixa de risco que a pessoa está, de acordo com a idade, taxas de colesterol e triglicéride, glicemia, pressão arterial, se é fumante, se tem diabetes.


As mulheres são mais atingidas?


Depende da faixa etária. Até a menopausa elas têm uma certa proteção hormonal para o desenvolvimento de doenças do coração, enquanto os homens, não. Porém, depois dessa fase, a chance de complicações é maior no sexo feminino. Comparado à mulher, o risco cardíaco no homem aumenta com a idade, o sobrepeso, o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.


A alimentação é a grande vilã?


Não. Os alimentos colaboram com cerca de 30%. O resto é gerado por distúrbio do próprio organismo.


O que precisa ser eliminado da dieta para contornar o problema?


Só o álcool. Porém os carboidratos de um modo geral (arroz, massas, biscoitos e pães, feitos com farinha branca) e os açúcares (doces) devem ser reduzidos.


Atividade física é importante?


Os exercícios são a melhor maneira de baixar o índice de colesterol e triglicéride. Os mais recomendados são os aeróbicos, porque melhoram a irrigação muscular e a resistência a um hormônio chamado insulina, que interfere em todo esse metabolismo de gordura.

Qual é o tratamento indicado?


Não basta tomar remédio. O mais importante é ter um estilo de vida saudável: controlar a dieta e praticar atividade física com regularidade. Feito isso é preciso averiguar a quantidade de sono desse paciente. Se ele esta dormindo mal, deve fazer uma terapia para ter sono com qualidade.


Fonte: Dieta Já

Edição: F.C.
08.10.2007

http://humanasaude.com.br/novo/materias/2/entenda-o-que-s-o-os-triglic-rides_3552.html

3 comentários:

  1. Essa matéria me ajudou bastante, hoje mesmo começo minha dieta.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que otimo meu amigo
    boa Saúde
    Abraços
    Deusa

    ResponderExcluir
  3. Nossa ! que alivio! eu tinha acessado tudo q falava sobre triglicerides e colesterol.Ajudou-me muito. Mas por favor , eu tenho alimentação saudavel, só não sou muito de praticar exercicios. O estresse,dormir mal, pode elevar os niveis de triglicerides e colesterol? Me ajude

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário