Seguidores

sábado, 5 de junho de 2010

Afinal, o que é prosperidade?



por Nicolette Lacerda Soares - nicolettelacerda@uol.com.br

“Para que o novo possa entrar precisamos remover tudo o que já se tornou superado”.

Prosperidade = evolução = Universo

Prosperidade tem a ver com evolução, tem a ver com a nossa harmonia com o processo do Universo. Ora se expandindo, ora se contraindo, o Universo está sempre mudando. Não há prosperidade sem essa nossa harmonia com o princípio do transbordamento, porque o que derrama... se transforma. Devemos redescobrir o que o próprio inconsciente sempre soube. Certas massas, sem o fermento adequado, não se desenvolvem, não crescem.

Quando admiramos uma linda noite estrelada, com nossos filhos, com quem está ao nosso lado, nos encantamos com a luz das estrelas que já não existem mais. E assim, através de cada mudança, vamos ensinando os nossos filhos. Devemos, então, nos perguntar: “O que estou fazendo para criar repercussão do meu crescimento”?

Prosperidade é o grande símbolo do século XXI. Nesta época, ninguém poderá se valer por si próprio. Em cada um de nós há um líder em potencial.

Prosperidade = processo estável de crescimento holístico integral.
Os valores não são exclusivamente materiais: alegria, paz, saúde, justiça, também constituem prosperidade.

Conta uma velha e sábia lenda milenar hindu, que existem duas deusas na face da Terra: uma chama-se Saraswathi, a Deusa do Conhecimento e a outra Mahalaksmi ou, simplesmente, Laksmi, a Deusa da Fortuna. Para se manifestarem em nós, essas deusas necessitam ser despertadas. Então, os hindus nos aconselham: dedique-se a Saraswathi, a deusa do Conhecimento, que a outra - Laksmi - enciumada, se aproximará de você e irá querer namora-lo.
E você terá riqueza em todos os sentidos: alegria, saúde, amizades e bens materiais. Você a desfruta quando merece.

Embora você aprecie o que ganhou por herança, valor verdadeiro você dará somente ao que obteve com o produto do seu esforço pessoal. Conhecimento não é necessariamente acúmulo de diplomas, mas sabedoria de vida.

Pontos altos:

- Gratidão à vida
Agradeça ao seu corpo que o mantém vivo. Agradeça aos seus pais pelo dom da vida, ao invés de se queixar deles. Agradeça seus olhos que lhe permitem ver tanta beleza! Agradeça, agradeça, agradeça.

- Informar-se, aprender, perguntar, conhecer
Quem não se informa, desaparece. Na era da informática, isto é, da informação automática, informação é tudo. Temos que ter a noção do momento. As três palavras que abrem todas as portas do conhecimento: “Eu não sei”. “Gostaria de aprender”. Quem acha que sabe tudo, não aprende mais nada. O conhecimento, hoje, é disseminado pela internet. Estudem, estudem, estudem!

- Vontade de servir
Ingrediente fundamental do conhecimento. Servir não é fazer pelo outro aquilo que o outro pode fazer sozinho. Servir é usar o seu talento único em prol da Humanidade.

- Compartilhar
Ensine o pulo do gato e dará o salto da pantera. É o princípio da sincronicidade. Dar e receber. O semelhante atrai o semelhante. Se você é generoso, atrai a generosidade. O Conhecimento não é propriedade de ninguém, é da Humanidade. Hoje em dia, exercer a liderança é permitir que surjam mais líderes, cada um em sua área de competência. É um líder gerando mais líderes. Devemos entender a vida como ela é e não como desejaríamos que ela fosse.

Limitações à Prosperidade:

1ª limitação: padrões mentais inadequados do tipo “Deus ama os pobres”. É só um constructo mental que não significa absolutamente nada. “Dinheiro é sujo/vil metal”.

2ª limitação: padrões mentais inadequados do tipo “O melhor para os meus filhos, qualquer coisa serve para mim”. Padrão mental extremamente limitante, ligado à carência. Significa que não tem o suficiente para mim, para nós. “Bom para os filhos, bom para nós”.

3ª limitação: padrões emocionais inadequados:
- padrão dual vítima/algoz.
- insistir em guardar os ressentimentos e as mágoas, resistindo à sua eliminação.
- resistir a sentir-se responsável pela sua vida.
É preciso ter persistência e acreditar nas técnicas de reprogramação.

Inimigos mais sérios da autêntica prosperidade:

1. Medo de mudar:
"Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a tratar tudo como um prego". Possuímos uma grande caixa de ferramentas. As empresas e os administradores necessitam de quotas altíssimas de inteligência emocional. E, logo, de inteligência espiritual.

2. Medo do desconhecido:
Lembrar da alegoria bíblica "Crescer para multiplicar-se". Temos um enorme medo do desconhecido. O que dá sabor à vida é driblar as dificuldades. A vida oferece mistérios. Dizer: "Sou um mago e resolvo os mistérios".

3. Inércia:
Tendemos a repetir as experiências do passado. É preciso quebrar esse condicionamento. Devemos ter imagens claras. Imaginar as metas. Mudar a informação contida nos neurônios. Descobrir o canal preferencial de cada pessoa.

4. Auto-imagem limitante:
Colocamos rótulos: "Nasci para fazer isso". Mentira! Você nasceu para fazer muitas coisas. Tire o rótulo. Diga: "Posso muito mais do que imagino que posso". Faça algo mais. Jogue a máquina de escrever no lixo. Ah!, mas foi do meu avô. Coloque-a numa redoma de vidro, junto com uma granada armada, para você não ter a tentação de voltar a ela. Agora é a hora do computador. Não podemos ignorar o momento. Somos potências fantásticas. Desafie-se!

4. Fracassos anteriores:
Não há fracassos!!! As pessoas prósperas dizem: "Eu vivi uma situação. Vi que não era boa para mim. Estou agora fazendo isto”... Não há prosperidade sem paixão pela Deusa do Conhecimento, Saraswathi, inclusive a nível emocional.

5. Dificuldade em desaprender:
Intimamente ligada à auto-imagem limitante. A ousadia é um produto do conhecimento de Saraswathi.

6. Falta de amigos:
Devemos nos aproximar dos amigos, os que realmente nos amam. Fugir daquele que nos ouve com respeito na ilusão de que comentemos algo útil para ele. Se você quer manter a prosperidade, mantenha o segredo para evitar contaminar-se com o negativismo dos demais. Conte aos amigos que o amam, o apóiam e o respeitam. Amigos da área, que possuam conhecimento e sensibilidade.

Quando enfrentamos desafios que fazem tremer a nossa alma, perguntar:
1. o que me falta para trabalhar o problema?
2. quem pode me ajudar a sair disso?
3. quem pode me orientar?
4. o que posso fazer diferente nessa situação?
5. quem tem a resposta daquilo que eu procuro?
6. o que eu preciso mudar em mim para superar esse problema?

O importante não é o que eu disse, mas o seu diálogo interior.

Agradeço profundamente ao Prof. Omar Mustafá do Método Silva Mind Control por todos os ensinamentos recebidos.

Bibliografia:
“A criação da Deusa e a prosperidade”, Deepak Chopra, M.D
“A energia do dinheiro: como fazer dinheiro e desfrutar dele”, de Glória Maria Garcia Pereira, Rio de Janeiro, Elsevier, 2003.

fontes:
http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=3103

2 comentários:

  1. Perfeito, vamos reciclar nossa mente e atitudes, ja!

    ResponderExcluir
  2. Menina, excelente post. A Sabedoria é tudo. A felicidade está na prática diária dos bons preceitos, daquilo que aprendemos a cada passo. A prosperidade é a consequência dessa aplicação.
    Bjs.

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário