Seguidores

sábado, 16 de outubro de 2010

Que é o Karma ou Carma?

Carma ou karma (do sânscrito कर्म, transl. Karmam, e em pali, Kamma, "ação") é um termo de uso religioso dentro das doutrinas budista, hinduísta e jainista, adotado posteriormente também pela Teosofia, pelo espiritismo e por um subgrupo significativo do movimento New Age, para expressar um conjunto de ações dos homens e suas consequências. Este termo, na física, é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário". Neste caso, para toda ação tomada pelo Homem ele pode esperar uma reação. Se praticou o mal então receberá de volta um mal em intensidade equivalente ao mal causado. Se praticou o bem então receberá de volta um bem em intensidade equivalente ao bem causado. Dependendo da doutrina e dos dogmas da religião discutida, este termo pode parecer diferente, porém sua essência sempre foca as ações e suas consequências.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carma

4 comentários:

  1. Sim, o karma pode ser entendido de maneira diferente. É uma lei do Hinduismo que defende que qualquer ato poderá voltar ao individuo com igual impacto. No espiritismo entende-se como a evolução espritiual de cada pessoa, mas tambem se refere a causa e efeito, o que fazemos hoje se refletirá no amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já conhecia um pouco sobre Karma através de leituras e acho que conheço outro pouco sobre experiências que tive e que só podem ser mesmo classificadas como Karmas...
    Muito interessante esse assunto. Parabéns pela simples e objetiva abordagem.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Jakie,
    Foi em uma reunião entre amigo que surgiu a palavra karma e foi logo dizendo que karma é tudo negativo, eu discordei e vir que eles não sabia o que é realmente o significado ?
    Um grande abraços
    Deusa

    ResponderExcluir
  4. O famoso princípio da ação e reação. Ou seja, gentileza gera gentileza, pensem nisso.

    ResponderExcluir

"Na busca da sabedoria, o primeiro estágio é calar, o segundo ouvir, o terceiro memorizar, o quarto praticar, o quinto ensinar."Rabi Salomon Ibn Gabirol (Século XI; Espanha)

postagem e comentário